Não me contaram que seria tão chato virar gente grande. De novo.
É ter novas responsabilidades e resolver burocracias o tempo todo, principalmente no começo. Se você vem para os EUA, preste atenção nesse post. Ele é chato, já aviso. Mas é necessário.
Então, existem duas perguntas que você vai escutar bastante aqui:
“Qual número do seu social security?” e “Como está seu crédito?”
Vamos começar pelo social, pois tudo está ligado a ele.
O que é o social security?
É um número de identificação pessoal, como seria o CPF no Brasil.
Quem pode tirar?
Americanos, pessoas com greencard ou visto de trabalho e estudantes internacionais que tenham o OPT.
Onde tirar?
Existem vários escritórios da Social Security Administration (SSA) nos EUA. Procure o mais próximo e preencha o formulário – Form SS-5 Application for A Social Security Number Card – que pode ser impresso no site. Ou lá mesmo. Não esqueça de levar pelo menos dois documentos que comprovem a sua idade, a sua nacionalidade, e o seu status de imigrante (estudante e/ou trabalhador) autorizado – Formulário I-55, Formulário I-94 (Arrival/Departure Record) ou Formulário I-766 (Employment Authorization Card).
Pra que serve?
O SSN é um documento obrigatório para quem trabalha no país. Ele está totalmente associado ao imposto de renda. E através dele é possível começar a construir seu crédito e ter mais liberdade para fazer financiamentos (comprar carro, casa).
Onde guardar o social?
Não saia por aí com seu SSN na bolsinha junto com os batons e chicletes. Ele tem que ser guardado em casa, em um lugar seguro. Memorize o seu número ou anote em algum lugar.
Pronto. Agora você pode começar a construir seu crédito. Bora abrir a conta no banco?
“Cartão de débito e crédito, por favor”.
Que cartão de crédito, querido? Esqueceu que você não tem crédito? Você vai começar a construir seu crédito agora que tem o SSN, e vai começar a pagar as continhas de casa. Então esquece cartão de crédito.
Nós tivemos muita sorte. Abrimos conta no Citibank por indicação de amigos, e a gerente conseguiu um cartão de crédito, em menos de um mês.
RIMOS MUITO, ELA FOI DEMITIDA.
É muito ruim não ter crédito. Por que?
1 – Você não tem liberdade para alugar a casa que quer, já que os proprietários não te aceitam
2 – Você não consegue fazer um plano de celular pós pago. Vai ficar com o pré pago por um tempo
3 – Se for comprar um carro financiado, ou fazer um leasing, você vai pagar um absurdo com juros
E por aí vai…
De acordo com o sistema de crédito americano, toda pessoa começa com um Credit Score baixo. E na medida em que essa pessoa adquire dívidas e faz os pagamentos em dia, o crédito dela vai sendo construído.
Categorias existentes:
- Excellent Credit: 750+
- Good Credit: 700-749
- Fair Credit: 650-699
- Poor Credit: 600-649
- Bad Credit: abaixo de 600
Quanto maior/ melhor seu crédito, menos juros você paga.
Dicas para construir seu crédito:
- Pague todas as suas contas de casa em dia. Aluguel, tv, luz, telefone. Não pague nem um dia antes, nem depois. PAGUE NO DIA CERTO.
- Peça no banco um secured credit card. É como um cartão de crédito pré-pago. Você deposita um valor e todo mês tem aquele valor pra gastar. Se depositou $ 200, seu crédito é $ 200.
- Quando o banco finalmente te liberar o cartão de crédito, pague o valor total, no dia certo. Já escutei muita gente falar que não é pra pagar valor total, pra pagar menos e deixar uma “dívida”. Mas sinceramente, pago sempre valor total e nosso crédito está bom. E pelo que pesquisei, é sempre melhor pagar tudo, já que prova que você tem responsabilidade de arcar com seus gastos.
- Use no cartão de crédito apenas 30% do valor. Como assim? Vamos supor que seu crédito seja de $ 1.000. Mesmo considerando que você vai pagar sua fatura no dia certo, não gaste mais de 30% desse valor. Ou seja, não gaste mais de $ 300 no crédito, sempre deixa um valor lá. Isso ajuda a não parecer que você gasta mais do que tem.
Pra checar o seu crédito, você pode acessar sites como o “experian.com“. Mas não faça isso com frequência, ok? Cada momento que você checa seu crédito, seu score abaixa.
Olha, eu concordo que esse assunto é complexo e chato. Mas é só seguir algumas regrinhas básicas. Eu tenho muito o que aprender também. Aceito dicas.
Mas garanto, quando seu crédito estiver bom, você finalmente vai ter mais liberdade no país.
Impossível colocar humor nesse post 😦
#comoédifícilsergentegrande.com.br@vem2018
Quanta burocracia! Eu não tinha ideia disso!Arrasou amiga! 👏👏👏
CurtirCurtido por 1 pessoa
Adorei! Claro e direto!
Porém, conversando com um senhor que trabalha numa grande companhia de cartão de crédito, disse que pagar uns dias antes da data ajuda a construir crédito.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Olha, bom saber! Já tinha ouvido falar isso mas não tinha certeza! Obrigado pela dica!
CurtirCurtir
Gostei bastante do seu artigo, a coisa eh bem por aí mesmo. Agora essa história de que se você consultar varias vezes o seu crédito no site da Experian ele baixa é balela. Você pode baixar o aplicativo gratuitamente e consultar quantas vezes quiser. O seu score eh somente revisado uma vez ao mês.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sério? O que a mulher do banco me explicou é que você checa uma vez, aí cai. Ai você tem esse mês pra checar quantas vezes quiser que não cai de novo. Mas depois toda vez que fosse checar de novo, cairia mais.
CurtirCurtir