Não me contaram que eu não teria um conversível.
Nunca liguei pra carro, mas claro que quando soube que vinha morar nos EUA, pensei: minha chance de andar com cabelos ao vento pela freeway.
Nada disso. Vamos voltar novamente à realidade. Afinal, esse blog foi feito pra isso.
Todo mundo sempre me falou que LA sem carro era impossível, mas eu e meu marido resistimos um pouco a essa ideia.
Essa fase sem carro durou nada menos que 6 meses. Se eu gostava? Não. Mas eram tantas coisas pra resolver nesse começo, que eu preferi relaxar e esperar o momento certo. Afinal, morávamos em Santa Mônica e tinha tudo bem perto. Minha academia era a 10 quadras de casa, o trabalho do meu marido a uma quadra, o supermercado quase dentro do meu prédio, farmácias, lojinhas. Mas sinceramente, ter carro te dá tanta liberdade, e pra nós que moramos na California, de poder viajar e conhecer tantos lugares aqui perto, que faz diferença sim. E se você concorda, leia até o final.
Vou tentar ajudar, pela minha experiência aqui. Não sou especialista nesse assunto, pelo contrário, também aprendo um pouco mais sobre isso, todos os dias. Mas coloquei algumas informações que podem te ajudar a decidir o que fazer, principalmente se você acabou de chegar.
Lembrando que você acabou de chegar e NÃO TEM CRÉDITO, ainda. Veja o post sobre crédito: SOCIAL SECURITY E CRÉDITO
Suas opções vão ser:
- CARRO USADO
Foi o que fizemos e não me arrependo.
Procuramos em sites como Autotrader e Carmax. Tem também opções no craigslist, mas tenha muito cuidado, pois muitos não são confiáveis.
Achamos o nosso no Autotrader. Tinha acabado de ser anunciado (é bem concorrido, principalmente se o carro estiver bom). Entrei em contato com a dona do carro, encontramos no meu prédio e demos uma voltinha. Ela confirmou o valor, e marcamos mais um encontro pra poder levar um mecânico e checar se o carro estava mesmo bom.
Levamos um mecânico brasileiro, indicação de amigos. Ele analisou todo o carro, já passando o que teríamos que gastar, como por exemplo, trocar os pneus, com os valores estimados. Depois disso, através do documento do carro (VIN number), ele consegue puxar o carfax, que nada mais é que todo o histórico desse carro: milhagem, quantos donos teve, revisões feitas, batidas, tudo. Ele deu o aval e fechamos o negócio no mesmo dia, pois a dona tinha pressa. Já tinham outras pessoas interessadas.
O único problema dessa opção é que comprar o carro usado, particular, requer pagamento à vista, que foi o que fizemos. O banco dificilmente iria financiar pra gente, e se financiasse, os juros seriam altíssimos.
Depois disso, é muito fácil. Só ir ao DMV e fazer a transferência.
Seguem os pros e contras. E lembre-se, se decidir por comprar o carro de alguém que não conhece, é sempre bom combinar em um lugar seguro, com bastante movimento, como um estacionamento de um shopping, por exemplo.
Pros
- Preços dos carros aqui são ótimos, comparado ao Brasil
- Tem vários sites que você pode procurar como autotrader, carmax, craigslist
- Pelo VIN number, você consegue puxar o carfax, então você tem acesso a todo histórico desse carro
- Vai desvalorizar muito menos que um carro zero
Contras
- Você precisa ter o dinheiro vivo
- Entrar em uma cilada. Como em todos os lugares do mundo, aqui também tem sacanagem, então pesquise bem
- Custo e trabalho de chamar um mecânico para avaliar
- Ter um carro usado, que não é tão legal quanto um zero
- LEASING
Antes de tudo, vamos entender o que é o leasing.
É basicamente um aluguel. Um contrato que você faz, com uma quantidade de parcelas determinadas (12,24,36 meses). E no final delas, você tem a opção de comprar o carro inteirando o valor, ou devolvê-lo a concessionária.
O legal do leasing é que o valor mensal é sempre menor do que o de um financiamento. Você pode pagar $400 por mês, por uma BMW, por exemplo, enquanto o financiamento sairia $700. E nessas parcelas já está incluso a depreciação do carro.
Além de tudo, você pode trocar sempre por um modelo mais novo, ou outro carro que quiser e não necessariamente o valor das parcelas vai aumentar. E sempre um carro zero.
O problema é que esse carro nunca vai ser seu. Porque se decidir comprá-lo no final do leasing, o valor vai ser bem maior do que o carro vale, considerando todas as parcelas que você já pagou, mais o que vai ter que pagar.
Não acho que o leasing seja uma boa opção pra quem acabou de chegar e não tem crédito, principalmente por conta dos juros altos. Mas, pelo que já ouvi de alguns amigos, algumas concessionárias conseguem fazer um valor de leasing legal para imigrantes, sem pagar juros absurdos (veja se tem na sua cidade). Se decidir por essa opção, não esqueça de fazer as contas pra entender se no final do leasing valeria a pena comprar esse carro.
Pros
- Carro zero
- Valor parcelas baixo, comparado a financiamento
- Poder trocar sempre por um modelo ou um carro novo
- As parcelas te ajudam a construir crédito
- Vai desvalorizar de qualquer forma, então por que não fazer um leasing?
- Você ama carros? Não precisa ser rico pra ter o carro dos sonhos, apenas ter um crédito bom
- Alguns contratos você já inclui gastos com manutenção, então qualquer problema que der no seu carro, eles são responsáveis
Contras
- O carro não é seu, então você precisa devolvê-lo em boas condições
- Se no final decidir comprá-lo, vai pagar muito mais caro do valor real
- Tem um limite de milhas por ano, então se você vai usar o carro pra viagens longas, ou se seu trabalho é longe, não compensa (geralmente 9mil a 15mil milhas por ano)
- Quando você não tem crédito, pode pagar muito alto no valor das parcelas
- Você acabou de mudar de país, nem sabe se vai se adaptar. Por que fazer um compromisso de leasing de 2, 3 anos? Tem que pensar nisso também
- CARRO ZERO À VISTA
Essa opção seria pra quem não está preocupado com a grana, pode pagar um carro zero à vista. E que esteja com esse dinheiro aqui.
Pros
- Meu pai já dizia, a melhor marca de carro é o ZERO. Vai te dar muito menos trabalho que um carro usado. E é cheirosinho e limpinho
- O carro vai ser seu
Contras
- Desvaloriza muito
- Não te ajuda a construir crédito, já que você não terá parcelas para quitar
- CARRO ZERO FINANCIADO
Como falei, são parcelas mais altas que leasing, mas o carro vai ser seu. Geralmente você dá uma entrada (down payment) e o resto financia.
Se tem um perfil mais tradicional e não consegue entender o leasing, o financiamento pode ser uma opção. De qualquer forma, com crédito ruim, os juros serão altos.
Pros
- Carro zero
- Vai ser seu, diferente do leasing
- As parcelas te ajudam a construir crédito
Contras
- Parcelas altas
- Sem crédito, vai pagar juros altos
- Quando terminar de pagar as parcelas, o carro já vai ter desvalorizado bastante
O que eu aconselharia seria começar com carro usado e depois que estiver com crédito legal no país, fazer um leasing ou um financiamento.
A maioria das pessoas que conheço que optaram pelo leasing, acreditam ser a melhor opção já que o carro sempre vai desvalorizar. Então por que investir em um bem que nunca vai te gerar renda, pelo contrário, só despesas? Faz sentido né.
Enquanto isso, eu fico com meu usadinho, mas que é bem bonitinho e cheirosinho.
E ano que vem faço um post da Barbie, com cabelos ao vento 🙂