Não me contaram que eu era muito mal acostumada.
Eu sou, você é, todos somos.
Acho tão engraçado, que sempre que falo que moro em Los Angeles, escuto: “Nossa que chique!”. Chique é morar no Brasil gente.
Lá vivemos na maior mordomia e temos sempre alguém nos ajudando com alguma coisa. A funcionária pra limpar a casa, o frentista do posto, a babá, o instrutor da academia. E de repente, quando você muda pra outro país, ficar meio perdido é inevitável.
A “Do it Yourself” (faça você mesmo) é muito forte aqui. Não é questão de ter dinheiro ou não, é cultural. Aqui todo mundo aprende a se virar, desde pequeno.
Já viram as crianças ajudando o pai a cortar a grama? Lavando roupa? Vendendo limonada na rua? Sim, isso existe e é super comum aqui.
Elas entendem que fazer parte da rotina da família, ajudar e trabalhar, é realmente importante.
Além disso, apesar das coisas aqui serem baratas, o serviço é muito caro. Então o americano prefere economizar, fazendo ele mesmo. Até porque desde pequenos já estão pensando em comprar sua casa própria no futuro. Isso não é demais?
Eu confesso que me senti bem mimada quando cheguei. Lembro que a primeira vez que fomos lavar roupa, não sabíamos nada, nem que sabão comprar. Colocamos as roupas na máquina, jogamos o sabão e o amaciante e ligamos. Quando percebi que tinha algo errado, vimos que as roupas estavam na máquina de SECAR. Rimos muito, começamos a ver tutoriais no youtube.
Mas sabe de uma coisa, só o começo vai ser complicado. Quando você começa a surfar nessa onde, você começa a curtir, aprender coisas que não sabia, gostar de algumas que não imaginava, como meu marido montando os móveis de casa, por exemplo.
Além disso, aqui os produtos são feitos para facilitar o nosso dia a dia. E facilitam mesmo.
Fiz essa introdução pra chegar até aqui, faça você mesmo, FAXINA 🙂 .
Espero que eu possa ajudar com essa listinha de produtos para uma nova ou um novo housekeeper. É uma lista básica, com marcas que eu costumo comprar. E mais, aqui tem várias marcas de produtos naturebas, orgânicos, etc. Então você vai poder procurar por essas opções também, que hoje em dia não vendem só no Whole Foods, mas na maioria dos supermercados aqui.
É querido, chega de frescura e vamos faxinar! Sigam-me os bons!
MULTIUSO
Ter aquele produtinho que você passa em todos os lugares, como o nosso famoso Veja multiuso. Tem nessa opção de lencinhos ou o próprio spray que você pode usar com papel toalha. Eu prefiro o spray e no momento estou gostando dos mais naturais, como esse da marca Meyer’s.
PARA O CHÃO
Esse Bona é ótimo para passar no chão, se for hardfloor.
Dizem que não há nada melhor que rodo e pano, como no Brasil, mas aqui não tem. Então uma das melhores opções que encontrei foi o Sniffer. Você usa os lencinhos e joga fora. Tudo descartável.
PARA MÓVEIS DE MADEIRA
PARA VIDRO
PARA BANHEIRO
É um pozinho que você joga na banheira e passa com a bucha pra limpar. Esse produto pode ser usado também na pia e no vaso sanitário.
Escovinha de passar no vaso sanitário (use luvas).
PARA LOUÇA
Se vai lavar na mão, sabão e buchinha. Essa é ótima que você vai trocando o refil.
Se vai lavar na máquina, usar essas capsulas.
PARA LAVAR ROUPAS
Você vai ter máquina de lavar e secar na sua casa, no seu prédio, ou numa lavanderia perto de você. O que você vai precisar: sabão e amaciante pra hora de lavar/ cheirinho pra hora de secar.
Importante para os leigos: Não misturar roupas coloridas com brancas. Se tiver paciência lavar roupas pretas separadas com sabão próprio. Não exagere na quantidade de sabão, um pouco mais que meia tampa é suficiente.
Sabão tradicional
Amaciante
Sabão roupas escuras
Apenas para roupas brancas, pozinho que tira o amarelado.
Para usar na secadora. Lencinho ou bolinhas com cheirinho.
E você, acha que eu amo fazer faxina? Não, mas tenho opção? Não.
Enquanto isso, fico com meu sonho de consumo, uma casa autolimpante.
Otimo!! Vou usar a dica p usar em moveis de madeira, nao conhecia. Me parece ser um tipo “óleo de peroba”, top, top!!!
CurtirCurtir