Não me contaram que os alarmes de incêndio aqui tocam. TODA HORA.
Tá, eu sabia sim, mas esse barulho insuportável é mais comum do que eu imaginava.
Logo que me mudei, isso era frequente na minha vida. Começava a cozinhar e o alarme tocava. Depois descobri que era só fazer algo muito simples, como ligar o exaustor do fogão, que isso não aconteceria mais.
Lembro que uma vez de madrugada, o alarme tocou em algum apartamento no meu condomínio, e não parou mais. Fui pra sacada e outras pessoas estavam lá também, esperando para entender se era alarme falso ou não, se corriam ou não. Era um alarme falso, e foi graças ao vizinho que acendeu seu cigarrinho no apartamento.
Minha mãe contou também, que logo que chegou na Florida, ia fazer um pãozinho torrado e toda vez o alarme tocava. Até ela entender que a torradeira estava posicionada embaixo do sensor de alarme e por isso, acontecia toda hora.
Tem histórias também de amigas que chegaram a sair de casa, de pijama, no frio de NY, preocupados em ser algo sério, e era só o bife bem passado do vizinho que causou todo esse fuzuê.
Quem lembra do episódio de F.R.I.E.N.D.S, em que o alarme da casa da Phoebe dispara e ela nunca mais consegue desligar? Arranca da parede, grita, quebra, e o bendito continua lá kkk. Essa cena mostra bem o que realmente acontece na nossa vida aqui.
É que os alarmes de incêndio, graças a Deus, funcionam muito bem e são bem sensíveis.
Além disso, aqui tudo é bem dramático né?
É muito comum você ver os caminhões de bombeiro passando enlouquecidos pela cidade (sempre que isso acontece, eu faço sinal da cruz e rezo rs), mas muitas vezes é um probleminha meio besta, como um gato que subiu no telhado. REPITO. Um gato que subiu no telhado.
Mas esse post não é pra isso. Não vamos sempre achar que não é nada, que foi só o waffle que queimou. No caso de ser algo sério, a gente precisa saber o que fazer.
Então vamos a algumas recomendações das autoridades americanas:
- Nunca ignore ou assuma que o alarme é falso ou o resultado de um teste
- Todos devem evacuar o edifício por meio da saída e / ou escada mais segura e mais próxima
- Nunca use um elevador para sair durante uma ativação de alarme de incêndio
- Uma vez fora do prédio, afaste-se dele
- Não obstrua e entrada do edifício onde os bombeiros e caminhões de bombeiros estarão operando
- Se houver um algo acontecendo nos andares superiores, os apartamentos debaixo são áreas de risco. Não permaneça neles
- Uma vez fora, nunca entre novamente no prédio até que seja informado pelo departamento de bombeiros ou pela Polícia
E claro, como no caso de terremotos e furacões. Veja post aqui: TERREMOTO E FURACÃO. VAMOS NOS PREPARAR? , deixe sempre documentos importantes, dinheiro, medicamentos, em fácil acesso na sua casa.
Espero que você não tenha que passar por isso, mas a dica é a mesma que nossos pais nos davam quando criança.
NÃO BRINQUE COM FOGO.