Não me contaram que eu teria que fazer uma looonga pesquisa, até achar um curso que se adaptasse à minha vida e minhas necessidades.
Tem muita opção e eu não sabia por onde começar. Por isso o post de hoje 🙂
Fiz inglês a vida toda, mas confesso que quando cheguei aqui, dei uma travada. Coisas que não faziam parte do meu dia a dia, começaram a aparecer. Eu precisava resolver muita coisa sozinha, enquanto meu marido trabalhava. Então ou eu me virava, ou não resolvia nada. Por isso a primeira coisa que fiz (depois de achar o apê, ir ao banco, dmv, etc…) foi achar o bendito curso.
Se você é fluente, parabéns. Se você não é, hora de começar a procurar um curso que se adapte a sua vida, sua rotina e seu bolso. E claro, se você ainda não veio e está pensando nessa possibilidade, comece a praticar já!
Selecionei algumas opções de cursos aqui, que podem ajudar na hora de decidir o que melhor se adapta a sua vida.
Vamos a eles:
SE VOCÊ NÃO TEM GRANA/ LONGA OU CURTA DURAÇÃO
A melhor opção são os non-credit courses. Esse tipo de curso não tem custo, ou você paga apenas um valor simbólico. Geralmente é em universidades e escolas públicas.
Eles chama de ESL – English as a Second Language. E o objetivo é justamente esse, você ter o inglês como sua segunda língua.
Quando cheguei aqui, fiz no Santa Monica College.
Como funciona?
Todos os cursos são divididos em estações do ano: fall, winter, summer e spring.
Antes de abrir as inscrições do curso, você marca de fazer uma prova pra descobrir qual seu nível de inglês: BEGINNER, INTERMEDIATE e ADVANCED.
No caso do Santa Monica College, por exemplo, quando abrem as inscrições, você deve ir até lá, o mais cedo possível, pra tentar garantir sua vaga nas aulas que esteja interessado, seja reading, writting, conversation, etc. Se você começou no beginner durante o Fall, por exemplo, quando você terminar esse módulo você faz outra prova pra saber se já mudou de nível ou se continua no mesmo até ir evoluindo.
Para achar esse tipo de curso na sua cidade, procure por ESL non credit courses.
Pontos Positivos
- Bons professores
- Você tem opção de estudar manhã, tarde ou noite
- Você escolhe duração do curso – ideal completar uma estação do ano
- Você conhece pessoas e culturas do mundo todo
- Consequentemente, faz amigos
- Geralmente não tem prova (pode ser um ponto negativo, depende do seu ponto de vista 🙂 )
- Não precisa ter visto de estudante
Pontos Negativos
- Como o curso é bom e sem custo, tem uma lista de pessoas interessadas. Então você pode não conseguir fazer as aulas que escolheu
- Alguns cursos tem professores ruins e que não levam muito a sério
- Se você faltar 2 vezes seguidas, você é suspenso do curso
Dica: chegue cedo pra se cadastrar, faça as lições, faça amigos e leve a sério.
SE VOCÊ TEM GRANA/ LONGA OU CURTA DURAÇÃO
Tem milhares de escolas de inglês, com cursos bacanas, super sérios e super puxados.
Esses cursos geralmente tem mais flexibilidade de duração. Você pode fazer por 2 semanas, 2 meses, 8 meses. Tudo depende do seu “bolso”.
Aqui em LA por exemplo, alguns nomes como EC, ELC, Mentor Language Institute e por aí vai.
Além do ESL eles tem outros cursos, como Business, preparação para o TOEFL, inglês acadêmico e por aí vai.
O valor depende do curso, mas geralmente quanto maior a duração do curso, menor o valor por mês. Eles fazem pacotes.
Pontos Positivos
- Bons professores
- Você escolhe a duração do curso
- Você conhece pessoas e culturas do mundo todo
- Consequentemente, faz amigos
- É mais puxado que cursos como o do Santa Monica College
- Eles te dão opções de moradia, que você pode adicionar no valor do curso
Pontos Negativos
- Valor pode ser alto, principalmente se for um curso de curta duração
- Tem prova e trabalho durante todo curso
- Se o curso tiver duração de pelo menos 12 semanas, você precisa ter o visto de estudante
SE VOCÊ TEM GRANA E TEMPO
Nesse caso tem duas opções. Fazer uma extensão, que dura de 6 meses a 1 ano ou fazer faculdade, pós graduação, mestrado.
Extensão
É como uma especialização.
Vamos supor que você fez marketing no Brasil e vem fazer uma extensão na UCLA focada em digital marketing ou marketing para pequenas empresas.
Tem vários tipos de extensão e em várias áreas diferentes. Quem vem pra LA, geralmente escolhe a UCLA. https://www.uclaextension.edu/
Como funciona:
Em primeiro lugar, você precisa ter o TOEFL. Não sei se em todos os tipos de extensão, mas você pode perguntar para o consultor do curso que você tem interesse. Geralmente sim.
O TOEFL é um exame que tem objetivo de avaliar seu inglês, no nível acadêmico e a nota que você tirou no exame é válida por apenas dois anos – após esse prazo, ela é eliminada do banco de dados.
No caso da UCLA, caso você não tenha feito pelo menos 100 pontos no TOEFL, você precisa fazer cursos complementares de inglês, antes de iniciar a extensão na área escolhida.
Feito isso, você vai escolher a área que mais te interessa, fazer o application, pagar e fechar o curso. Aí vai funcionar assim:
Por exemplo, no caso do curso de Digital marketing. O primeiro quarter (estação do ano), vamos supor que tenham 9 “units” (matérias) obrigatórias e 6 opcionais. Você tem duas opções pra manter seu visto de estudante aqui, cumprir 12 “units” (9 obrigatórias e 3 adicionais) ou cumprir apenas as obrigatórias, mas estudar período integral. Quando completa essa fase, você passa para o próximo quarter. Deu pra entender?
O que é mais legal da extensão, pra mim, é que depois que finaliza o curso, você consegue tirar o OPT, que é uma autorização de trabalho na sua área, por 1 ano (não são em todos os cursos que tem isso disponível, ok?). Importante: você tem até 3 meses pra encontrar trabalho e continuar legal no país.
Pontos positivos
- Você faz um curso na sua área, aprimorando o inglês
- Poder trabalhar depois de finalizar o curso
- Faz amigos
- Abrem algumas vagas pra trabalhar na UCLA, no museu. Então você pode arrumar um trabalhinho e ainda ganhar um dinheirinho. Tudo legal
- UCLA tem nome, então pode ser ótimo pro seu cv
Pontos negativos
- Precisa ter o TOEFL, que é meio chatinho
- Precisa ter visto estudante
- Não é barato, mas comparado a uma faculdade ou pós, sim
- Tem trabalho e apresentação, geralmente em todos as “units” do curso
- Existe um preconceito com relação a uma faculdade vs extensão, já que uma faculdade é bem mais completa
Faculdade, Pós, Mestrado
Esse caso é mais complexo. Você vai ter que pesquisar o que te interessa mais, o lugar, o período que tem disponível. Não preciso nem dizer que o custo é bem alto, nem se compara a uma extensão. Mas se você pode, faça. Quando decidir, procure ajuda de um consultor no curso. Tem sempre um email ou telefone de contato disponível.
O que é bom dizer é que muitas pessoas não sabem, que vir pra cá pra exercer sua profissão, pode não dar certo. Isso porque o diploma do Brasil não vai ser válido aqui. Um dentista, por exemplo, vai ter que fazer de novo a faculdade pra poder validar o diploma e aí sim poder exercer a profissão.
Por fim, uma última dica caso você procure em algo mais light, é dar uma olhada em um site chamado Course Horse, que tem todos tipos de cursos menores. Desde culinária, costura, arte, computação, fashion. Praticamente tudo!
E aí, você vem?