Não me contatam que após o parto existia esse tal de baby blues.
Já sabia da existência da depressão pós parto, que atinge em torno de 10 a 20% das mamães, mas o baby blues é mais comum do que eu imaginava.
Aproximadamente 60% ou 80% das recém-mães experimentam algum sentimento negativo ou alteração de humor após o nascimento de seu filho.
É um período que começa poucos dias após o parto e pode durar até 20 dias. E ele ocorre por causa de alterações hormonais, e também pela privação de sono, fazendo com que a mãe se sinta triste, angustiada, melancólica e insegura.
A sensação é que, mesmo estando tudo certo com a mãe e com bebê racionalmente, emocionalmente não está.
Já a depressão pós parto é um pouco mais preocupante. Esse sentimento de desesperança permanece e a mãe pode até perder interesse pelo bebê. Nesse caso, é preciso ser sincera, conversar com parceiro, família e ir ao médico o quanto antes.
Em ambos os casos, a dica é: chore a vontade, desabafe, converse com outras mães que também vivem esse momento, converse com seu parceiro e familiares.
Não precisa parecer estar feliz porque as pessoas vão te julgar caso fale ao contrário. O amor entre uma mãe e um filho, se constrói a cada dia.
Você passou pela maior mudança da sua vida. É super normal sentir medo, desespero ou até uma vontade de fazer uma malinha e fugir. Não se culpe por isso.
Aceite ajuda com o bebê pra poder dormir o máximo que conseguir, tomar um banho tranquila, se alimentar bem, ouvir uma música que gosta, ou simplesmente não fazer nada.
Se não quiser visitas, fale. Se quiser receber uma amiga pra um café e um bate papo, chame ela.
E o mais importante. Acredite, vai passar! Eu prometo.