Não me contaram que eu sofreria tanto com as cólicas do bebê.
É normal o bebê ter cólica? Sim. Mas todo bebê vai ter cólica? Não.
Essa era minha esperança. Que meus filhos não tivessem cólica. Mas eles tiveram.
O que precisa ficar claro é que há uma diferença entre cólica e gases. Esse, praticamente todos os bebês tem. Gera um certo desconforto, mas passa. Já as cólicas são bem mais desconfortáveis pro bebê e podem gerar um stress na casa toda.
Vem mãe, pai, avó, tia…todo mundo querendo fazer o bebê parar de chorar. Um balança, o outro faz shhh, o outro agachamento, o outro canta Jingle Bell e por aí vai.
Só que eu preciso dar uma notícia pra você.
Existem muitas teorias com relação as cólicas do bebê.
Alguns médicos sugerem que só é considerado cólica se seu bebê chora 3hs seguidas, 3x por dia, 3x na semana. Então fique atenta aos sinais que o bebê está te dando.
Pode ser que não seja cólica. Ele pode estar cansado, porque não dormiu o suficiente durante o dia. Não é comum as “cólicas” aparecerem final do dia? Então.
Outra teoria é que é só uma fase de adaptação, do bebê querer o colo da mãe pra se acalmar. Por isso, na maioria das vezes, só com a mãe mesmo, que ele para de chorar.
Eu, Isa, comecei a achar estranho todo final do dia aquele choro doído, mas eu seguia o que o pediatra me dizia: “Acalme ela fazendo shhhh e balançando pela casa”.
Lá estava eu, pulando na bola de pilates com a bebê no colo. Até que ela adormecia, claro. Capotava.
Dica: não deixe seu filho adormecer assim, só o acalme, mas vamos falar disso em um post sobre sono.
Já eu, Ana, tenho dois filhos que tiveram cólica.
No primeiro foi pior, pq eu ficava apavorada, chorava junto, me sentia impotente, incapaz.
No segundo eu aprendi uma coisa. Todo bebê chora, e temos que aprender a conviver com isso. Se eu ficasse apavorada, iria passar mais insegurança pra ele.
Mas, vou contar pra você o que eu fazia pra melhorar:
1 – Manter a calma, como falei, antes de tudo. A gente passa tudo para os bebês. Então o mais importante é você estar tranquila.
2 – Andar pela casa (não precisa fazer barco viking e balançar a criança sem parar) fazendo shhhh.
3 – Tirar e testar alguns alimentos. Eu sentia que quando comia gluten e chocolate, ele chorava mais. Algumas mamães tiram derivados do leite e ajuda muito também.
4 – Remédios – não somos médicas, mas aqui no Brasil alguns médicos indicam o colikids e o colic calm, famoso nos EUA.
5 – Bolsinha de água quente – tem um produto nos EUA, chamado Happy Tummy, que vem com ervas relaxantes dentro de um saquinho. Você esquenta no microondas e coloca na barriguinha do bebê. Eu colocava toda vez que ia trocar a fralda.
6 – Massagem – fazer sempre que for trocar a fralda também, seguido de bicicletinha nas perninhas. Ajuda muito!
7 – Paciência – essa fase vai passar, prometo. Geralmente, com 3 meses de vida mesmo.
