Não me contaram que fazer visitas a um recém-nascido, pode ser muito inconveniente.
Sempre achei natural visitar um bebê que nascia. Na maternidade ou em casa, para mim, a visita significava uma forma de educação, carinho e atenção.
Até eu me tornar mãe.
Gente, vamos combinar. Você está passando pela maior mudança da sua vida. Está com dor do parto, aprendendo a amamentar (bico sangrando), tentando acalmar o bebê que chora, por um motivo que você não sabe qual é, tem que lidar com as cólicas e o principal, está sem dormir! Porque mãe nenhuma dorme no começo.
Mas quando o bebê dorme e finalmente você vai descansar, toca o interfone.
Sim, porque as visitas aparecem mesmo sem avisar.
Eu já fui muito sem noção. Mas só fui perceber, quando me tornei mãe.
Já passei a tarde na casa da pessoa como se estivesse fazendo um favor.
Por favor, não façam isso.
Não quero ser chata, mas já sendo, fiz uma lista de bons modos para as visitas e sugestões do que as futuras mamães podem fazer pra evitar um estresse em casa:
1 – Vá visitar se os pais te convidarem. Geralmente alguns casais enviam mensagem para os amigos contando que o bebê nasceu e vão receber as visitas no hospital.
2 – Nunca, eu disse NUNCA apareça sem avisar.
3 – Se foi convidado, faça uma visita rápida, a não ser que tenha muita intimidade e a mãe do bebê peça pra você ficar mais tempo.
4 – Super fofo levar presente pro bebê, mas o melhor é levar uma comidinha. Com a correria da maternidade, fica quase impossível correr no mercado ou cozinhar.
5 – Segure o palpite. Não tem nada mais inconveniente do que escutar palpite das pessoas em um momento tão frágil e difícil: “Dá o peito, esse bebê está passando fome” é o mais irritante deles.
6 – Segure o bebê se a mãe oferecer.
7 – Não segure na mão do bebê, não beije e não vá doente.
Já a dica para as futuras mamães é: tenham liberdade pra falar “não” para as visitas. O começo é muito difícil e a única coisa que a gente precisa é de descanso no intervalo das mamadas. Sono é MUITO importante!
Ou melhor, dê essa função para o pai do bebê. Ele pode avisar que não é uma boa hora, que as visitas podem ir embora porque a mamãe precisa descansar, etc.
Seja firme! Você precisa estar bem.