Não me contaram como seria o primeiro mês pós parto.
Filho é a maior bênção que podemos receber. Antes de ser mãe a gente sempre ouve isso, que é um amor sem explicação, que a vida nunca mais será a mesma. Tudo isso é verdade. Mas assim que o filho nasce a nossa vida parece ter virado de cabeça pra baixo.
O primeiro mês é o mais difícil. Pai e mãe estão se adaptando a uma nova vida completamente diferente com a chegada de um bebê totalmente dependente. Eu digo totalmente, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Não tem como “desligar” por uma hora pra fazer o que quiser. Por isso a maioria das mães estranha tanto e se sente meio perdida.
No primeiro mês, a sensação é de que nunca mais teremos nossa “vida” de volta. Não dá pra tomar um banho tranquila, a gente come com pressa (a hora que dá), não dorme mais que 2 ou 3hs seguidas, não faz a unha, não cuida do cabelo, se sente feia e quando tira o pijama já é uma conquista.
Já parou pra pensar o que é ficar em casa por várias semanas sem sair pra nada?
Se foi cesárea ainda tem o fato de termos passado por uma cirurgia que deveria ter todo um cuidado no pós operatório, mas quem disse que temos tempo pra pensar nisso. A prioridade é o bebê.
Outra coisa que muitas vezes acontece é que se antes a gente pensava em ter 2, 3 ou 4 filhos, no primeiro mês temos a certeza de que vamos parar por aqui mesmo. 1 tá bom demais! Mas depois a gente esquece. Aqui foi assim. Estou no segundo, e hoje não sei o que seria minha vida sem ele.
Estou falando tudo isso porque isso foi o que não me contaram, e eu tenho que te contar.
Mas também vou te contar que todos esses perrengues e essa sensação estranha passam. Tenha paciência, dê o seu melhor, pense que é só uma fase e a cada dia tudo melhora.
E sim, os filhos são a maior benção e alegria das nossas vidas.