Não me contaram que eu teria tantas surpresas, principalmente financeiras.
Vamos lá. Você pode vir sem nada e tentar a vida aqui, ou ter sorte como nós e chegar já empregado. Nesse caso é preciso analisar bem a proposta.
Quando decidimos vir, sabíamos que eu não ia poder trabalhar. Vim como dependente do meu marido, portanto ele iria pagar as contas da casa. O combinado era que esse salário fosse suficiente pra não passar perrengue (hummm que inocentes).
Quando ele recebeu a proposta, perguntamos pra alguns amigos que moravam fora, se seria suficiente. Pesquisamos quanto seria mais ou menos aluguel em LA, e foi isso. Ninguém contou os extras, valores que não estávamos prevendo no nosso orçamento e que no nosso primeiro mês aqui, quase me fez desistir.
Vamos à lista:
1 – Imposto que é descontado do valor da proposta – isso é meio óbvio, mas não custa falar. Achei que fosse ser menos do que realmente é. Pergunte pra empresa que está te contratando
2 – Plano de saúde – você tem que ter um plano e não é barato
3 – Valor aluguel – como falei, a gente tinha uma ideia de valores, mas sempre achamos que chegando aqui, iríamos encontrar algo mais acessível, mesmo que fosse mais longe do trabalho dele. Não foi assim. Como tudo aqui é distante e não tínhamos carro, preferimos morar perto do trabalho e começamos pagando um absurdo.
Basicamente a regra é, VENDA UM RIM E MORE EM SANTA MÔNICA.
4 – Ajuda financeira com a mudança – a maioria das empresas coloca na proposta um valor destinado a isso. Quando lemos o valor, pensei: “EU TO RYKA!”. E mais uma vez me imaginei naquele glamour. Comprando a TV mais moderna, móveis que nunca compraria no Brasil, quadros, decoração. Ficou só na imaginação mesmo. Esse dinheiro acabou antes mesmo da gente chegar aqui. Por que?
• Eles descontaram o valor das passagens do Brasil pra cá – HA HA HA
• Eles descontaram o valor do aluguel do apartamento que reservaram quando chegamos – GENTE, QUE FOFOS NEAMMM.
5 – Último e não menos importante. Economize e traga uma graninha do Brasil. Nós chegamos aqui com pouco dinheiro e passamos um aperto. O fato é que nos EUA você precisa ter crédito pra fazer tudo. Alugar uma casa, fazer um plano de celular, ligar a conta de luz. Como você não tem, você faz um depósito de segurança em todas essas coisas. No caso do aluguel, você paga no mínimo um aluguel a mais no primeiro mês (isso mesmo tendo crédito, mas explico num próximo post).
Então colega, se programe. E não se esqueça que o restante é bem acessível. Supermercado, conta de celular, uber, restaurante, cerveja, carne pro churrasco…
Agora, se você faz parte da turma que vem sem emprego, te desejo boa sorte. É bem mais difícil. Mas se tiver cabeça aberta e topar todo tipo de trabalho, dá certo. Aqui só não ganha dinheiro quem tem preguiça.
Bora economizar e aprender a fazer matemática.
Partiu Kumon?
Amorrrrrr que legal !!! Tá ficando muito legal seus posts… amando 😍
CurtirCurtido por 1 pessoa
Isaaaaa!! Seus posts são demais e reatratam a realidade! Todos devem saber de tudo antes de tomar essa decisão! 👏👏👏👏 Escreva maisssss! Estamos de olho! 👀👀
CurtirCurtido por 1 pessoa